GeoSolution®

O GeoSolution® são blocos estruturais maciços empregados em

Geotecnia com função de substituição de aterro convencional.

GeoSolution® são blocos estruturais maciços empregados em Geotecnia com função de substituição de aterro convencional. Fabricados a partir do polímero EPS de maior densidade, sob condições industrializadas com controles de qualidade, gerando um material de elevadas propriedades geotécnicas e reduzido peso específico, conhecidos popularmente como geofoam. O GeoSolution® é classificado como um geoexpandido pela norma brasileira ABNT NBR 12553, e como um geofoam pela norma americana ASTM D6817. Esta última normatiza o GeoSolution® estabelecendo os seus requisitos mínimos para uso em Geotecnia.

Uso e Aplicações

Rodovias

Aeroportos

Ferrovias

Arquibancadas e Auditórios

Muros de arrimo

Cabeceira de pontes e viadutos

VANTAGENS

Agilidade

Velocidade, praticidade
e simplicidade executiva

Leveza

Baixo peso especifico

Maior controle

Produto industrializado
(propriedades controladas)

100% reciclável

Não contém CFC e
é 100% reciclável

GEOSOLUTION® (GEOFOAM)
CONHEÇA TODAS AS ESPECIFICAÇÕES

ESPECIFICAÇÕES MÍNIMAS ASTM D6817

Tipo EPS 12 EPS 15 EPS 19 EPS 22 EPS 29 EPS 39 EPS 46
Densidade nominal (kg/m³) 11,2 14,4 18,4 21,6 28,8 38,4 45,7
Resistência à compressão a 1% de deformação (kPa) 15 25 40 50 75 103 128
Resistência à compressão a 5% de deformação (kPa) 35 55 90 115 170 241 300
Resistência à compressão a 10% de deformação (kPa) 40 70 110 135 200 276 345
Resistência à flexão (kPa) 69 172 207 240 345 414 517
Limite máximo de índice de Oxigênio (% I.O.) 24 24 24 24 24 24 24
Limite máximo de absorção de água (% de volume d´água) 4 4 3 3 2 2 2

ENSAIO TÉCNICO – ATERRO EXPERIMENTAL INÉDITO

Para atestar a eficiência do GeoSolution® (geofoam) em substituição a solos moles, o Grupo Isorecort submeteu o material a ensaios em condições similares à de uma obra de construção de rodovia.

O aterro experimental concebido em escala real possuía 6 metros de largura por 30 metros de comprimento, simulando uma pista. Durante o ensaio técnico, transitou uma carreta (padrão) com carga, totalizando 53 toneladas. Nessa aplicação, os blocos de EPS de alta densidade foram envelopados com uma manta dupla de polietileno de 200 micras de espessura.

O projeto inicial foi elaborado pela equipe de engenharia do Grupo Isorecort, e revisado/acompanhado pelo engenheiro geotécnico Prof. Dr. José Orlando Avesani Neto, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Para assegurar a imparcialidade e coletar dados com extrema precisão, durante o ensaio técnico, dois conceituados laboratórios na realização de ensaios geotécnicos (Falcão Bauer e LPC Latina) acompanharam e monitoraram o comportamento do GeoSolution® (geofoam), atestando e comprovando o alto desempenho do material.

Por ser considerado um ensaio técnico inédito, o projeto ganhou notoriedade na comunidade científica nacional e internacional. No Brasil, o aterro experimental foi tema de dois artigos científicos publicados no Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Já no exterior, a aplicação dos blocos de EPS na engenharia geotécnica somada à elaboração de ensaio de viga Benkelman e ensaio de prova de carga instrumentalizado ganhou destaque na Transportation Geotechnics (que é a sessão especializada em referenciar usos geotécnicos inovadores na área de transportes), da renomada empresa científica Elsevier, considerada uma das maiores editoras científicas do mundo.

GALERIA DE IMAGENS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O ATERRO EXPERIMENTAL

GEOSOLUTION® (GEOFOAM)
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PORTFÓLIO DE OBRAS

O material foi empregado como enchimento de fôrmas das vigas baldrames e como moldes de passagens e furos nas estruturas de concreto.

SABESP – Sistema Produtor São Lourenço

Rodoanel – Trecho Norte em São Paulo

GeoSolution® – ITA – Instituto de Tecnológico de Aeronáutica

HU – Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo

Hospital A. C. Camargo Câncer Center

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