Velocidade, praticidade
e simplicidade executiva
Baixo peso especifico
Produto industrializado
(propriedades controladas)
Não contém CFC e
é 100% reciclável
Tipo | EPS 12 | EPS 15 | EPS 19 | EPS 22 | EPS 29 | EPS 39 | EPS 46 |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Densidade nominal (kg/m³) | 11,2 | 14,4 | 18,4 | 21,6 | 28,8 | 38,4 | 45,7 |
Resistência à compressão a 1% de deformação (kPa) | 15 | 25 | 40 | 50 | 75 | 103 | 128 |
Resistência à compressão a 5% de deformação (kPa) | 35 | 55 | 90 | 115 | 170 | 241 | 300 |
Resistência à compressão a 10% de deformação (kPa) | 40 | 70 | 110 | 135 | 200 | 276 | 345 |
Resistência à flexão (kPa) | 69 | 172 | 207 | 240 | 345 | 414 | 517 |
Limite máximo de índice de Oxigênio (% I.O.) | 24 | 24 | 24 | 24 | 24 | 24 | 24 |
Limite máximo de absorção de água (% de volume d´água) | 4 | 4 | 3 | 3 | 2 | 2 | 2 |
Para atestar a eficiência do GeoSolution® (geofoam) em substituição a solos moles, o Grupo Isorecort submeteu o material a ensaios em condições similares à de uma obra de construção de rodovia.
O aterro experimental concebido em escala real possuía 6 metros de largura por 30 metros de comprimento, simulando uma pista. Durante o ensaio técnico, transitou uma carreta (padrão) com carga, totalizando 53 toneladas. Nessa aplicação, os blocos de EPS de alta densidade foram envelopados com uma manta dupla de polietileno de 200 micras de espessura.
O projeto inicial foi elaborado pela equipe de engenharia do Grupo Isorecort, e revisado/acompanhado pelo engenheiro geotécnico Prof. Dr. José Orlando Avesani Neto, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Para assegurar a imparcialidade e coletar dados com extrema precisão, durante o ensaio técnico, dois conceituados laboratórios na realização de ensaios geotécnicos (Falcão Bauer e LPC Latina) acompanharam e monitoraram o comportamento do GeoSolution® (geofoam), atestando e comprovando o alto desempenho do material.
Por ser considerado um ensaio técnico inédito, o projeto ganhou notoriedade na comunidade científica nacional e internacional. No Brasil, o aterro experimental foi tema de dois artigos científicos publicados no Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Já no exterior, a aplicação dos blocos de EPS na engenharia geotécnica somada à elaboração de ensaio de viga Benkelman e ensaio de prova de carga instrumentalizado ganhou destaque na Transportation Geotechnics (que é a sessão especializada em referenciar usos geotécnicos inovadores na área de transportes), da renomada empresa científica Elsevier, considerada uma das maiores editoras científicas do mundo.
O material foi empregado como enchimento de fôrmas das vigas baldrames e como moldes de passagens e furos nas estruturas de concreto.
GeoSolution® – ITA – Instituto de Tecnológico de Aeronáutica
HU – Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo
SOLICITE UM ORÇAMENTO